- Ano: 2015
-
Fotografias:Daniele Madia, terrain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ar como alimento e catalisador de práticas urbanas.
Em resposta ao tema deste ano da Expo Milão, "Feeding the Planet, Energy for Life”, a contribuição austríaca breathe.austria chama nossa atenção a um nutriente essencial e um de nossos recursos mais preciosos: o ar. Como componentes fundamentais da biosfera, o ar, o clima e a atmosfera unem todas as criaturas vidas de nosso planeta. Assim, o ar é tanto uma fonte de sustento como um bem natural.
O próprio pavilhão é a exposição. Ele funciona como um protótipo para abordar a possível futura interação entre o ambiente natural e as estratégias urbanas ao demonstrar o potencial dos sistemas híbridos que integram natureza e tecnologia.
O pavilhão foi desenvolvido pela equipe interdisciplinar de projeto team.breathe.austria sob a direção do arquiteto, paisagista e professor Klaus Loenhart.
Desempenho natural e tecnologia integral.
A área de todo o térreo do pavilhão é densamente ocupado por 12 espécies vegetais encontradas na Áustria, de musgos e arbustos a árvores de até 12 metros de altura. O processo de resfriamento por evaporação é tecnicamente potencializado. Embora a superfície do pavilhão seja de apenas 560m², bicos de nebulização termodinâmicos de alta pressão são usados para ativar a superfície total de evaporação do pavilhão.
Apesar das restrições espaciais, breathe.austria é bem sucedido em criar uma zona climática única dentro do pavilhão: uma atmosfera agradavelmente refrescante que convida os visitantes a permanecerem no local.
A contribuição austríaca é um modelo para futuras práticas urbanas. Ela demonstra o grande potencial e importância da comunicação entre tecnologias e ambientes naturais, servindo de inspiração para muitos outros projetos.